Zaqueu era o maioral dos publicanos e rico, era um homem de baixa estatura e procurava ver quem era Jesus.
Ser publicano naquela época era ser uma pessoa muito odiada pelos judeus,pois os publicanos apesar de serem também judeus haviam sidos contratados pelo império Romano para cobrar impostos ao povo judeu.Nenhum publicano podia participar das festas comemorativas e nem da adoração.
Os judeus consideravam os Publicanos como traidores pelo fato de estarem ajudando Roma a roubar Israel.
O caráter dos publicanos não eram confiáveis, porque eles geralmente cobravam grandes somas de dinheiro, além do estipulado por Roma em benefício próprio.
O sistema de recolhimento de impostos era sujeito a abusos, Roma franqueava ao publicano uma determinada área, pela qual ele seria responsável para arrecadar impostos, ao publicano era estipulada à quantia anual que deveria ser recolhida, mas os coletores cobravam taxas bem superiores ficando com o excedente.
Alguns coletores aceitavam suborno dos ricos diminuindo a taxa deles e sobrecarregando os pobres para compensar.
Todo publicano era inteligente,entendia de contabilidade e matemática e rico pois ganhavam uma porcentagem em cima dos impostos cobrados e eram livres dos impostos.
Meus amados zaqueu não se inibiu com as limitações que estavam em sua frente,ele queria ver Jesus mas não podia por causa da multidão e sua baixa estatura,porem ele não se abateu e porcurou meios para alcançar seu objetivo.
Imagimem também ele no meio de um povo que o odiava e mesmo assim ele não se importou o alvo de zaqueu era Jesus.
Muitos entre nós desistem do seu alvo no primeiro obstáculo que lhe aparece,para que você possa alcançar seus objetivos é necessário que vença as suas limitações e seus medos.
Outros pontos importantes em relação a Zaqueu:
OLHOU NA DIREÇÃO CERTA->Ali havia de passar.. zaqueu se posicionou no local certo,quantos não olham para direção certa.
ENXERGOU ALÉM DO QUE VIU-> Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.
Zaqueu sabia que ali diante dele não era um simples profeta,até mesmo porque a postura dos profetas daquela época era a da lei,eles discriminavam os pecadores,e a postura do Senhor Jesus foi diferente Ele entrou na casa não importando ser zaqueu um pecador.
Zaqueu poderia ter hospedado Jesus e ter deixado ele ir embora,mas ele sabia que era sua chance de Salvação.
ELE ACREDITOU E INVESTIU->Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
Não adianta você ter um objetivo e se manter parado,Zaqueu intendeu que lhe cabia fazer algo,mesmo ele sendo rico e conhecido ele se expos e nao temeu ser tido como ridículo, e quando subiu na arvore ele reconhecia em publico que de nada valia o seu dinheiro ou seu status diante da necessidade de ter Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário